Brincadeiras

Pula sela
Nesta brincadeira, você tem que ser tão bom no salto como um atleta numa corrida com barreiras.
Primeiro, você e seus amigos tiram a sorte para ver quem será a mãe da mula. O sorteado, então, escolhe alguém para ser a mula. O escolhido curva o corpo, segurando firme os joelhos com as mãos. Os outros formam uma fila, com a mãe na frente.
A mãe salta sobre a mula, apoiando suas mãos sobre as costas dela. Antes, a mãe avisa como será o pulo. Se disser batatinha, é porque vai colocar as mãos fechadas sobre a sela. Bife significa que vai pôr as mãos abertas. Um bife e uma batata, quer dizer uma mão fechada e a outra aberta. Garra de gavião é apoiar as pontas dos dedos sobre a sela. E segredinho significa que ela vai inventar um novo jeito de pular. Aí, os outros precisam estar bem atentos para ver como é.
Depois que a mãe tiver pulado, é a vez dos outros. Eles têm que dar o mesmo tipo de salto que ela. Quem errar, será a próxima mula. E quem era mula passa a ser a mãe.

PULA CORDA
Enquanto dois jogadores tocam a corda, cada um do grupo pula cantando a cantiga: “Um homem bateu na minha porta e eu abri. Senhoras e senhores, pulem num pé só. Senhoras e senhores, ponham a mão no chão. Senhoras e senhores, dêem uma rodadinha.
E vão, pro olho da rua!” (sair fora),.

Quem conseguir chegar primeiro ao final, sem errar no pulo, será o vencedor.
http://so-brincadeiras.blogspot.com/2009/03/pular-corda.html